Viajar é sempre bom, conhecer novos lugares, relaxar, experimentar novos sabores. Mas você resolveu embarcar em cima da hora e esqueceu de contratar um seguro de viagem? Hoje vamos te mostrar como é possível fazer um seguro viagem já estando no exterior.
Seguro viagem já estando no exterior: é possível?
Sim. O seguro viagem tem um caráter preventivo. Você contrata, mas na expectativa de nunca precisar usar.
Como fazer?
Fazer um seguro viagem já estando no exterior não é uma tarefa simples e fácil, isso porque a maioria das seguradoras só faz o seguro de forma antecipada.
Por isso, tente sempre colocar no seu checklist de viagem: fazer um seguro internacional. Assim você ficará mais descansado no dia do voo e não terá essa preocupação extra.
Mas se você esqueceu de contratar uma opção antes da sua viagem, a opção é utilizar do site Seguros Promo e contratar um seguro já estando no exterior. Mas tem que estar atento a alguns detalhes.
Período de carência
Primeiro de tudo, é preciso informar que nem toda seguradora aceita vender seguro viagem para quem já está no exterior. Aquelas que aceitam, geralmente pedem um período de carência de três dias. Além disso, algumas não oferecem essa possibilidade em todos os planos.
Por que nem todos aceitam a contratação por quem já está no exterior? Como falamos, o seguro viagem tem caráter preventivo. Ele não é uma assistência que você contrate já estando acidentado ou hospitalizado. Isto, inclusive, configuraria uma fraude, suscetível a processos jurídicos – e, acredite, as fraudes são sempre descobertas.
O negócio das seguradoras é, justamente, vender um serviço que pode ou não vir a ser usado. E elas têm todos os seus custos e operacionalidades calculados em cima desta realidade. Dito isto, vamos aos planos de seguro viagem para a Europa que permitem a contratação por quem já se encontra no exterior.
Seguro viagem já estando no exterior: quais seguradoras aceitam?
Vamos te dar uma dica valiosa: sempre contrate seguro viagem via comparadores. Além de apresentarem várias opções de seguradoras e de planos – o que ajuda a comparar custos e benefícios oferecidos, sendo fundamental para uma boa tomada de decisão sobre qual plano comprar – você ainda tem mais uma vantagem.
Os comparadores sempre têm os melhores preços do mercado. Isto porque eles comercializam uma grande quantidade de planos diariamente, o que garante bons descontos. Os preços são melhores até do que os praticados pelos sites das próprias seguradoras – e isto pelos mesmos produtos. Nós afirmamos isto com certeza e te recomendamos: faça você mesmo o teste! Compare e comprove!
Em nosso comparador do Euro Dicas, nós trabalhamos em parceria com o comparador Seguros Promo, porque consideramos esta a melhor opção. Mas existem diversas no mercado.
Citamos alguns exemplos: Multi Seguro Viagem, Compara Online e Real Seguro Viagem. Novamente, nossa recomendação é: compare antes de fechar e garanta o melhor preço!
Permite emissão em viagem?
Mas voltando à questão do seguro viagem já estando no exterior, utilizar o nosso comparador ou o Seguros Promo é vantajoso por mais uma razão. Na descrição dos planos, ele te apresenta um item que é justamente o foco deste artigo: “Permite emissão em viagem?”.
Se você já estiver em viagem, entrar no comparador e ver que o plano não permite emissão em viagem, já vai saber que nem adianta prosseguir na pesquisa. Agora, se o plano permite emissão em viagem, então vá em frente.
Mas como eu vejo esta informação?
Você deve entrar no Seguros Promo e preencher os campos com as informações solicitadas: destino da viagem, data de embarque e de retorno e seus dados pessoais.
Feito isto, irá aparecer para você uma tela semelhante a esta que exibimos abaixo:
Nossa pesquisa foi feita no dia 22 de agosto de 2020. Os resultados que irão aparecer para você podem ser diferentes, dependendo do dia em que fizer a busca.
Mas o importante é o seguinte: logo abaixo do nome do plano de seguro viagem – por exemplo: TA 35 Euro Mundo ou AC Europa + Telemedicina ou ITA 40 Smart US+, há um link “Ver cobertura completa”. Ao clicar nele, você será remetido a outra página, que apresentará o plano selecionado em detalhes. Veja o exemplo do ITA 40 Smart US+:
Repare no primeiro item: “Permite emissão em viagem”. É exatamente este dado que irá te mostrar se é possível ou não contratar seguro viagem já estando no exterior.
Consulta também pode ser feita por telefone
Se você preferir ser atendido por telefone, pode procurar a central de atendimento do Seguros Promo. Ela funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h; e domingos e feriados, das 10h às 16h. Os telefones são: (31) 4000-1667 ou (31) 3972-7096. E o e-mail: atendimento@segurospromo.com.br. O pessoal é bastante qualificado e, certamente, encontrará a melhor opção de seguro viagem já estando no exterior para você.
Mesmo assim, é melhor contratar seguro viagem antes da viagem?
Com certeza, sim! Como dissemos, ao optar por adquirir seu seguro viagem já estando no exterior, você perde a possibilidade de poder contratar seguradoras e planos bem interessantes. Afinal, não são todos que aceitam este procedimento.
Além disso, você perde os benefícios do seguro viagem relacionados ao deslocamento da viagem. Nós te explicamos.
Assistência à viagem
Além do atendimento médico e odontológico que todo seguro viagem deve oferecer, existem outros benefícios que a maioria das seguradoras também disponibiliza aos seus segurados, como seguro para extravio de bagagem e seguro por atraso de voo.
Só que ao contratar o seguro viagem já estando no exterior, você perde a cobertura destes benefícios, afinal, sua viagem de ida já foi realizada. Então, caso sua bagagem tenha sido extraviada, a seguradora nada poderá fazer a respeito. O mesmo vale se o voo atrasou e você teve despesas com alimentação, por exemplo. Neste caso, não poderá ser reembolsado pelo que gastou no aeroporto. O que poderia, se tivesse contratado o plano desde o primeiro dia da viagem, o dia do embarque.
Atendimento médico e obrigatoriedade do seguro
Mas, mais grave do que tudo isto é: se você precisar de atendimento médico durante o voo, antes da contratação do plano e até três dias depois da contratação do plano, os custos médicos não serão cobertas pela seguradora. E também fica sujeito a não conseguir entrar em países onde o seguro é obrigatório, como o seguro viagem Europa.
Então, mais uma dica: vale muito mais a pena contratar seguro viagem antes da viagem. E nem é preciso tanta antecedência assim: você pode contratar até mesmo no dia do seu embarque.
Por que eu devo contratar um seguro viagem internacional?
Ao contratar um seguro viagem, você terá uma série de coberturas fundamentais e outros benefícios bastante interessantes que garantem muito conforto e segurança à viagem. Veja abaixo:
Coberturas obrigatórias no seguro viagem
Todo plano de seguro viagem deve conter:
- Despesas médicas hospitalares (DMH);
- Despesas odontológicas;
- Traslado de corpo, caso o pior venha a ocorrer;
- Regresso sanitário, que é voo para o país de origem, com acompanhamento médico necessário;
- Traslado Médico, que é o transporte do local do acidente ou da emergência até o hospital, com acompanhamento médico, caso o paciente não tenha condições de se locomover sozinho;
- Seguro para morte acidental em viagem;
- Seguro para invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem.
Coberturas facultativas às seguradoras
Os itens facultativos são aqueles que as seguradoras podem optar em oferecer ou não aos segurados:
- Fisioterapia;
- Despesas farmacêuticas por reembolso;
- Prorrogação de estadia por recomendação médica;
- Acompanhamento de parente;
- Passagem aérea para parente/acompanhante;
- Hospedagem do acompanhante;
- Seguro bagagem extraviada;
- Danos à mala;
- Cancelamento de viagem;
- Interrupção de viagem ou garantia de viagem de regresso;
- Seguro para atraso de voo;
- Assistência jurídica durante a viagem;
- Localização de bagagem;
- Assistência em caso de perda de documentos.
Ou seja, são tantas as possibilidades de acontecimentos inesperados que podem acontecer durante uma viagem que, com certeza, o custo de um seguro viagem vale muito a pena.
Na pesquisa que fizemos em nosso comparador, encontramos planos para dez dias de cobertura de viagem para a Europa a partir de R$ 116. Pense bem: R$ 11 ao dia paga ou não a sua tranquilidade?
Quem deve contratar o seguro viagem?
Todo viajante deve contratar o seguro viagem. Ele será sua garantia de que toda emergência ou situação inesperada que acontecer durante a viagem terá amparo da seguradora. Basta olhar a relação das coberturas citadas acima.
Mas, além disso, caso você ainda esteja resistente em ter este gasto (apesar de baixo), vamos ter dar mais uma razão para a contratação. Em alguns destinos, o seguro viagem não é opcional, ele é exigido, assim como visto ou passaporte.
E este é o caso de alguns países da Europa, signatários do Tratado de Schengen. Este acordo de livre circulação determina que todo viajante deve possuir um seguro viagem com cobertura para despesas médicas hospitalares de 30 mil euros (ou o equivalente em outra moeda) para entrar nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.
E, caso você esteja na Europa, mas planejando viagens para Equador, Venezuela e Cuba, saiba que estes países também exigem seguro viagem.
Como utilizar o seguro viagem no exterior?
Para utilizar o seu seguro viagem no exterior, você deve sempre ter com você o contato da seguradora, que é informado na apólice – o documento de contratação do plano de seguro viagem.
Em caso de emergência, urgência ou qualquer outra necessidade de consulta, você liga para a central de atendimento, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e recebe as informações de que precisa – inclusive sobre para qual hospital se dirigir.
Você também tem a opção de ir diretamente para o hospital e acionar a seguradora depois, solicitando o reembolso dos procedimentos realizados.
Como escolher o melhor seguro viagem Europa?
Como falamos, o melhor lugar para comparar e escolher o melhor plano de seguro viagem para o seu perfil é via comparadores, como o comparador do Euro Dicas e o Seguros Promo.
Mas para selecionar seu plano corretamente, vamos te dar algumas explicações que podem ajudar bastante.
Defina seu DMH
Uma sigla muito importante para quem escolhe seguro viagem é a cobertura de DMH (despesas médicas hospitalares), que é o quanto a seguradora irá pagar no total pelas despesas médicas hospitalares.
Quanto maior a cobertura para despesas médicas hospitalares, melhor para você. Isto porque você terá mais segurança de que, aconteça o que acontecer durante a viagem, todo tratamento estará coberto pela seguradora.
A cobertura de DMH deve estar de acordo com o destino
A questão da definição do DMH necessário para a sua viagem deve estar de acordo com o destino em questão.
Para alguns destinos, a cobertura de DMH é exigida por lei, como falamos no caso dos países europeus do Tratado de Schengen.
Mas para todos os destinos vale a orientação de que o valor do DMH deve ser definido levando-se em conta os custos do atendimento médico do destino da viagem. Se o país tiver medicina cara, a cobertura DMH deve ser mais alta e vice-versa.
Resumidamente, países europeus em geral devem ter cobertura mínima de DMH de 30 mil euros. Estados Unidos, 40 mil dólares. Para Ásia, 40 mil dólares. América Latina e América Central, a partir de 15 mil dólares. Para viagens nacionais, 10 mil dólares de DMH são suficientes.
Cobertura de DMH de acordo com o perfil do viajante
Outro ponto que deve ser levado em conta na definição do DMH é o seu perfil de viajante.
Gestantes, idosos, portadores de doenças preexistentes e praticantes de esportes de aventura devem sempre contratar um plano com DMH um pouco acima do mínimo recomendado. Regra geral, a partir de 60 mil dólares (ou o equivalente em outra moeda) já passa a ser um bom plano para estes públicos.
Isto porque são viajantes que podem precisar de atendimento médico mais vezes e de tratamentos mais caros.
Mas, atenção: o atendimento a gestante, idoso, portador de doença preexistente e praticante de esporte de aventura deve constar na apólice. Alguns planos excluem estes públicos. Por isso, é fundamental ler com atenção a descrição do plano e também a apólice.
Boa escolha e boa viagem!
The post Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar appeared first on Euro Dicas.
Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar publicado primeiro em https://www.eurodicas.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário