A Remessa Online for Business é uma plataforma online e segura, que utiliza tecnologia blockchain, para fazer transferências para empresas a partir do Brasil para o exterior e de outros países para uma conta bancária brasileira. O procedimento é simples, rápido, sem burocracia e mais barato do que o realizado a partir dos bancos tradicionais.
Você tem uma empresa e quer enviar e receber dinheiro do exterior, mas ainda tem dúvidas sobre como funciona a Remessa Online for Business? Então esse artigo é para você. Vamos lá?
A minha empresa pode utilizar a Remessa Online for Business?
Se você e sua empresa, ou a pessoa física que a representa oficialmente, estão com toda a documentação em dia e sem problemas legais, sim.
A Remessa Online For Business foi feita para atender a necessidade de todas as empresas que desejam fazer operações financeiras internacionais. Seja para investimentos variados, transferências, pagamentos, aluguel ou compra de imóveis, entre outros serviços específicos para pessoas jurídicas.
Por meio da plataforma, é possível realizar os seguintes tipos de operações:
- Importação e exportação de mercadorias;
- Recebimentos por serviços prestados ao exterior;
- Aluguel de equipamentos;
- Pagamentos de serviços no exterior;
- Investimentos;
- Aporte ou compra e venda de capital;
- Empréstimos financeiros;
- Pagamento de juros e dividendos;
- Remessas de lucros;
- Operações simultâneas;
- Operações que envolvam a emissão e/ou atualização do RDE (Registro Declaratório Eletrônico) e o ROF (Registro de Operação Financeira).
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Remessa Online for Business: como cadastrar
No caso do cadastro de empresas, é necessário submeter uma série de documentos que comprovem a situação jurídica, financeira e legal.
Antes de cadastrar seu negócio, a Remessa Online for Business orienta reunir os seguintes documentos:
- Ficha Cadastral Pessoa Jurídica com os dados atualizados no contrato social. É imprescindível declarar o faturamento, patrimônio líquido e beneficiários finais;
- Ficha de Representantes;
- Se houver mais de um administrador, é preciso preencher uma ficha para cada um;
- Comprovante de residência da empresa, gerado nos últimos 90 dias;
- Contrato Social;
- Última alteração contratual registrada na Junta Comercial;
- Documento de identidade dos administradores (ou procuradores);
- Comprovante de residência dos administradores (ou procuradores);
- Último balanço patrimonial anual encerrado com DRE.
Lembrando que os documentos precisam estar assinados por representantes e um contador no ano anterior. Além disso, é preciso ficar atento porque alguns tipos de operações solicitam comprovantes extras que comprovem o motivo do envio ou recebimento da transferência, de acordo com regras determinadas pelo Banco Central do Brasil.
Para empréstimos, pagamento ou recebimento de serviços
Para o pagamento ou recebimento de serviços, é preciso enviar o invoice e um contrato de prestação de serviços. No caso de aumento de capital, o RDE-IED e Contrato de Aumento de Capital (Facta).
Para empréstimos, apresentar o RDE-ROF e Contrato de Empréstimo. Já para resgatar valores referentes a comércio exterior, frete de mercadorias, investimentos ou algum outro tipo de operação, entre em contato com seu gerente de conta para viabilizar a operação.
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Qual o prazo de aprovação do cadastro?
Após a submissão dos documentos, a análise ficará a cargo da equipe interna do Remessa Online for Business. O prazo para aprovação de cadastro irá depender da análise dos documentos enviados, mas geralmente varia de cinco a sete dias úteis após a realização do cadastro.
Caso queira verificar a situação de seu cadastro antes desse prazo, é possível acompanhar as informações de aprovação em seu dashboard, no qual a equipe da Remessa Online for Business informará possíveis pendências ou reprovações nos dados para correção.
Para dar mais agilidade ao processo, todos os documentos devem ser submetidos eletronicamente, assim como as assinaturas dos administradores.
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Posso ter mais de uma conta empresarial?
Como foi dito anteriormente, há duas modalidades de cadastro. A de pessoa física e a de pessoa jurídica. Cada tipo permite apenas um único cadastro.
Porém, como no caso de pessoa jurídica o cadastro é feito a partir dos dados da empresa (a conta é cadastrada pelo CNPJ), é possível realizar um cadastro único para várias empresas.
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Como fazer transferências empresariais?
Assim como uma transação bancária comum, é preciso ter os dados do beneficiário para realizar um envio.
- Nome completo do beneficiário (que receberá o dinheiro em outro país);
- Nome e número da conta bancária no exterior;
- Código IBAN, SWIFT/BIC ou ABA Routing Number do banco beneficiário no exterior.
O procedimento de envio de dinheiro em si é muito simples e pode ser feito em apenas alguns passos. Confira o passo a passo para sua primeira operação:
- Após acessar a opção Fazer Remessa, selecione qual é o motivo da sua transferência, o valor que deseja enviar, o país de destino e preencha as informações da pessoa que vai receber o dinheiro no exterior;
- Depois de fazer a sua operação, é necessário realizar o pagamento em reais via TED (transferência eletrônica disponível). O comprovante de pagamento deve ser enviado até às 16h30 do dia da operação;
- Depois de identificar o pagamento da sua transferência, o valor estará disponível na conta do beneficiário em até dois dias úteis.
Antes de fazer uma transferência, lembre-se de verificar a cotação da moeda estrangeira na Remessa Online for Business. É possível ver a cotação mesmo sem ter um cadastro ou estar logado na plataforma.
Posso fazer transferências para empresas no exterior?
Sim. Se você tem uma empresa cadastrada na Remessa Online for Business, é possível enviar e receber transferências internacionais por meio da conta internacional gratuita. A plataforma fornece dados do IBAN em seu nome.
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Preços para a Remessa Online for Business
O cadastro na plataforma é feito de forma gratuita. Já as operações sofrem cobranças. No entanto, o valor cobrado pela Remessa Online for Business para o envio, de 1.3%, está muito abaixo do cobrado pelos bancos tradicionais, cujas taxas variam de 8% a 11%.
Porém, apesar das baixas taxas da plataforma, é preciso deixar claro que os valores enviados terão outras taxas e impostos cobrados, fazendo com que o valor que chegará ao destinatário sofra descontos. O ideal é se informar dessas taxas e agregá-lo ao valor final.
Para as transferências internacionais serão cobradas as seguintes taxas:
- SPREAD;
- IOF (Imposto sobre Operação Financeira): varia de 0,38% até 1,1%;
- Tarifa de envio: 1,3%;
- Tarifa bancária: O custo varia de acordo com o valor enviado. Envios de até R$ 2.500 – ou equivalente em outra moeda – o custo é fixo de R$ 5,90. A partir de R$ 2.500 – ou equivalente em outra moeda – a tarifa bancária é gratuita.
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Limite de crédito
O limite de crédito para operações internacionais será proporcional à condição financeira da empresa. Para aumentar esse limite você poderá usar sua declaração do Imposto de renda, dentre outros documentos que provem a capacidade financeira do seu negócio.
Para aprovar ou aumentar o seu limite financeiro, basta seguir as orientações do site.
É possível movimentar dinheiro da conta pessoal para empresarial?
Sim. A Remessa Online for Business não se limita a envios de empresa para empresa. Há várias categorias de pagamento na plataforma, que devem ser selecionados logo no início da operação, para categorizar o tipo de envio.
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E se eu tiver problemas, o que fazer?
É possível acessar o site da Remessa Online e obter as informações de contato da plataforma no rodapé. O contato pode ser feito via chat, telefone ou redes sociais. A equipe está de prontidão das 9h às 22h.
O prazo para resposta de chamadas no site é quase imediato, e o de resolução de problemas pode variar de acordo com a situação, porém não costuma ultrapassar cinco dias úteis.
Segurança e legalidade
A Remessa Online é uma correspondente cambial regulamentada pelo Banco Central do Brasil para trabalhar com operações de câmbio. Ou seja, todas as transferências realizadas pela plataforma, incluindo a Remessa Online for Business, atendem às exigências do Bacen.
Isso significa que as transferências são seguras e realizadas dentro da Lei. E você não precisa se preocupar porque os seus dados pessoais e empresariais são mantidos em sigilo.
Alternativas à Remessa Online for Business
Além da Remessa Online for Business, existem outras alternativas de plataformas online que também fornecem serviços específicos, como é o caso da TransferWise para empresas.
No entanto, as suas plataformas adotam metodologias diferentes de cobrança sobre as transferências internacionais. Confira abaixo as principais diferenças:
- A TransferWise tem uma tarifa única: ela cobra uma tarifa de serviço com o IOF já incluído. Se você pagar por meio de TED, esse é o custo total. Caso opte por pagar com boleto bancário haverá um acréscimo de R$3,00;
- A Remessa Online for Business divide seus custos: os custos são divididos entre a taxa administrativa e a tarifa bancária. Enquanto a primeira é sempre de 1,3% sobre o valor da operação, a tarifa bancária varia conforme o montante que está sendo enviado;
- O limite de crédito na Remessa é mais alto: R$ 75 mil. Na TransferWise, apenas R$ 50 mil;
- A TransferWise oferece taxa zero para Euro e Dólar, já a Remessa Online para Business tem gratuidade para todas as moedas;
- Na TransferWise já é possível enviar dinheiro logo após o cadastro, na Remessa é preciso esperar o período de aprovação.
No entanto, ambas convertem o dinheiro com o câmbio comercial – o câmbio médio de mercado, sem margem em cima. Para que você possa ver em tempo real a diferença entre os preços, basta acessar a calculadora de conversão da TransferWise ou verificar a cotação da Remessa Online for Business.
Ainda não sabe qual das duas escolher? Veja mais vantagens e diferenças entre a Remessa Online e a Transferwise neste artigo.
Remessa Online for Business: entenda como funciona publicado primeiro em https://www.eurodicas.com.br/
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