domingo, 31 de maio de 2020

Trabalhar em Portugal com visto de turista: saiba se é possível

Portugal é um dos principais destinos dos brasileiros que decidem morar fora do país. Enquanto uns são atraídos pela qualidade de vida e segurança, outros miram nas terras lusitanas em busca de oportunidades de trabalho ou educação. E nessa hora, muitos se perguntam: é possível trabalhar em Portugal com visto de turista?

Apesar de haver vários relatos nesse sentido, inclusive em comunidades na internet31, para conseguir um trabalho legal em Portugal, não basta embarcar em um avião e aterrissar no país com “vontade de trabalhar”. Leia nosso artigo para saber porque e quais as implicações disso.

É permitido trabalhar em Portugal com visto de turista?

Não, não é permitido.

Entre 2018 e 2019, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal teve um aumento de 28% no número de trabalhadores de outros países. São mais de 150 mil estrangeiros empregados em terras lusitanas. Esses números alegram os brasileiros que querem morar em Portugal, fazendo com que se encham de esperança em viajar para o país em busca de uma colocação no mercado. E é aí que mora o problema.

Ao viajar para Portugal, somos admitidos no país com um visto de turismo, que vale por 90 dias. Para tanto, é preciso comprovar de fato que se está viajando ao país com este fim, e isso se dá pela documentação exigida para entrar em Portugal, como passagem de retorno, reservas de hotéis, passeios e dinheiro suficiente para se manter no país.

O que muita gente ignora – sabendo ou não que é ilegal – é que não é permitido trabalhar em Portugal com visto de turista. Aliás, essa prática não só é proibida, como pode te trazer sérios riscos, incluindo a deportação.

“Mas eu conheço gente que foi com o visto de turista e conseguiu trabalho”

Mesmo assim, a realidade é que muitos brasileiros viajam para Portugal para trabalhar como turista, pois acreditam ser esta a única chance de conseguir mudar de país e recomeçar a vida.

Não adianta negar, é um fato. Como consultora de viagens e tendo morado em Portugal, não foram poucas as vezes em que fui procurada para saber se era possível conseguir emprego no país, o que deveria ser dito na imigração e outras coisas desse tipo.

Viver e trabalhar em Portugal

Inclusive, conheci alguns brasileiros que trabalhavam ilegalmente no país. Geralmente eles têm contato com algum amigo ou familiar que já está em Portugal, e conseguem um emprego informal, ou um contrato de trabalho, para depois solicitar a autorização de residência no país.

Quais os riscos de trabalhar em Portugal com visto de turista?

Além de proibido perante a lei portuguesa, trabalhar em Portugal com visto de turista também traz condições precárias de trabalho, jornadas exaustivas, salários injustos e perda de direitos, como:

  • Segurança Social: quem trabalha em Portugal com visto de turista não tem direito a Segurança Social, que é equivalente ao INSS no Brasil. Portanto, perde os direitos trabalhistas no caso de acidente, doença, gravidez, etc. Veja neste artigo quais são os direitos do trabalhador em Portugal;
  • Saúde: o Brasil possui um acordo com Portugal que permite que o brasileiro possa usar o sistema de saúde do país através do PB4. No entanto, estando trabalhando de forma ilegal, você também não terá direito a ter um registro no sistema nacional de saúde;
  • Segurança: Portugal é um dos países mais seguros do mundo, mesmo assim imprevistos podem acontecer. Eu mesma já fui vítima de carteiristas (batedores de carteira) em Lisboa. Então imagine que você passe por alguma situação dessas, estando trabalhando de forma ilegal no país, não poderá pedir ajuda da polícia e das forças de segurança;
  • Educação: o direito ao acesso à educação pública é previsto em lei para as pessoas que vivem de forma legal em um país, portanto, se você estiver trabalhando em Portugal de forma ilegal (com visto de turista), não terá esse direito assegurado;
  • Deportação/multa: trabalhar em Portugal de forma remunerada enquanto estiver como turista também viola a lei da imigração e, se você for flagrado nesta situação, pode ser deportado do país, além de ter que pagar multa e ficar impedido de entrar na Europa por algum tempo.

É possível ir com visto de turista, procurar um emprego e, se encontrar pedir autorização de trabalho?

Sim. No entanto, essa forma se torna a mais cara, burocrática e mais demorada para se obter a residência no país. Isso porque quando você decide morar ilegalmente em Portugal, você abdica de alguns direitos que são de suma importância para sua residência, como falamos anteriormente. Além do mais, mesmo que existam vagas e ofertas de emprego em diversos setores, estando com visto de turista você terá dificuldade de conseguir uma oportunidade.

Sei que para muitos, esse pode ser um sonho, mas nosso dever aqui é mostrar a realidade, e há leis que precisam ser cumpridas indistintamente. Portanto, tentar trabalhar em Portugal com visto de turista é uma coisa que desaconselhamos totalmente.

Mas se trabalhar em Portugal é mesmo o seu sonho, já falamos aqui sobre como conseguir um visto de trabalho para que você possa atuar de forma legal no país e para que o seu sonho não acabe se tornando uma grande dor de cabeça.

Se você está pensando em mudar para o exterior, recomendamos a leitura no nosso ebook Como Morar em Portugal. Nele você encontra dicas imperdíveis e conteúdo exclusivo pra começar a planejar sua mudança de forma tranquila e segura. Não deixe de conferir, vale a pena! E boa sorte!

The post Trabalhar em Portugal com visto de turista: saiba se é possível appeared first on Euro Dicas.


Trabalhar em Portugal com visto de turista: saiba se é possível publicado primeiro em https://www.eurodicas.com.br/

Morar na Espanha com cidadania italiana: saiba como

A maioria das pessoas em busca do reconhecimento de uma segunda cidadania tem o sonho de morar fora do Brasil. Ter cidadania europeia ajuda a diminuir a burocracia para morar na maioria dos países europeus. Você sabia que é possível morar na Espanha com cidadania italiana? Isso mesmo, e vamos explicar como funciona, o que é necessário e qual é a burocracia. Saiba tudo no artigo a seguir.

É possível morar na Espanha com cidadania italiana?

Sim. Você pode morar na Espanha com cidadania italiana. A cidadania italiana te permite morar na Espanha, mas isso não quer dizer que não exista burocracia. Você não pode simplesmente se mudar para o país e pronto. É necessário seguir algumas regras e apresentar alguns documentos. Mas o processo, apesar de burocrático, é simples e rápido.

O que é preciso fazer para morar na Espanha com cidadania italiana?

Para morar na Espanha com cidadania italiana, você precisará pedir um Certificado UE (Certificado de registro de ciudadano de la Unión), que é um documento que a Espanha emite para os cidadãos da União Europeia que querem morar no país.

Junto do Certificado UE, você fará também seu número de identidade de cidadão estrangeiro, chamado NIE (numero de identidade de extranjero). Ele funciona como o nosso CPF no Brasil.

Certificado UE

Para emitir esse certificado, é preciso pedir cita. Ou seja, é necessário solicitar um pedido para permanecer no país. Esse pedido pode ser agendado online no site do governo da Espanha. Você precisará escolher a província onde você mora e depois escolher “Certificado UE”.

Viver na Espanha

O agendamento poderá ser demorado, dependendo da cidade, por isso faça isso com antecedência. No dia da sua marcação, apareça na hora certa e com todos os documentos em mãos, tudo para facilitar o processo. Tenha atenção que no local eles não fazem cópia dos documentos, por isso leve cópia de tudo, para garantir.

Número de Identidade de Extranjero

Você poderá solicitar o seu NIE na polícia ou na Oficina de Extranjería. Dependendo da cidade onde você mora, será necessário fazer um agendamento para a emissão do documento. Esse documento custa 12€. Dependendo da cidade, você precisará ter um contrato de aluguel e uma conta no banco para poder solicitar o NIE.

Mas, como já dissemos que o processo não é tão simples, alguns bancos não fazem a abertura de contas sem o NIE. Esse processo será chato e você vai depender da boa vontade das pessoas para conseguir tudo o que precisa. Procure alguns bancos na Espanha para saber se você consegue abrir a sua conta sem o NIE.

Não esqueça de levar os documentos necessários (originas e cópias) para solicitar o seu NIE:

Documentos necessários

Comprovante de renda

Você precisará comprovar que possui renda suficiente para permanecer no país. Para comprovar a renda você pode apresentar um contrato de trabalho, comprovantes bancários ou cartão de crédito com pelo menos 5 mil euros.

Seguro de saúde privado

Esse documento só será necessário se você não tiver um emprego com contrato de trabalho na Espanha. Se você já estiver trabalhando e tiver um contrato, a sua segurança social já estará sendo paga pelo seu empregador, por isso você terá direito aos serviços de saúde pública no país.

Se você não tiver um contrato de trabalho, deverá ter um seguro de saúde privado com validade de pelo menos 1 ano.

Comprovante de residência

Você precisará comprovar a sua residência mostrando o seu contrato de aluguel ou então a certidão de empadronamiento.

Tem que pagar?

Você terá que pagar 12€ para fazer o NIE. Não se esqueça que você deve fazer o pagamento antes de ir tirar o documento na data marcada. É necessário levar o comprovativo de pagamento dessa taxa.

Quanto tempo demora o processo para morar na Espanha com cidadania italiana?

O tempo que você vai esperar vai depender da cidade onde você mora. Muitas cidades que possuem um número elevado de estrangeiros acabam emitindo o certificado mais lentamente, pois a demanda é maior.

Porém, geralmente, em 1 mês as pessoas conseguem estar com todos os documentos em mãos. O certificado é emitido na hora, o que demora é para conseguir a marcação.

É burocrático morar na Espanha com cidadania italiana?

Existe uma certa burocracia, mas sendo cidadão europeu podemos dizer que essa burocracia não é nada perto do que os cidadãos de países terceiros precisam enfrentar.

Você vai precisar separar alguns documentos e marcar um horário para dar entrada no seu processo, mas isso não demorará mais de 1 mês (com sorte).

Sendo assim, podemos dizer que é burocrático sim, mas é um processo rápido.

É preciso renovar a autorização?

Sim. A autorização de residência tem uma validade de 5 anos e, depois disso, deverá ser renovada. Após 5 anos, você poderá pedir um certificado de residência permanente, que terá validade de 10 anos.

Posso morar em qualquer outro país europeu?

Assim como é possível morar na Espanha com cidadania italiana, você também poderá morar em outros países da União Europeia. Porém, é necessário verificar como funciona o processo de cada país, quais os documentos exigidos e o que é necessário fazer para se legalizar.

Normalmente o processo para morar em algum país europeu para quem tem cidadania italiana é bem mais simples e rápido do que para cidadãos de países terceiros. Mas costumam ser bem diferentes uns dos outros. Por isso, faça a sua pesquisa antes de se mudar.

Ruas de Barcelona

Um cidadão europeu pode morar em qualquer país europeu por 90 dias sem precisar dar entrada em documentos de residência. Mas, se você planeja ficar mais tempo, é necessário fazer todo o processo de registro de residência.

Posso pedir também a cidadania espanhola por tempo de residência?

É possível pedir a cidadania espanhola por tempo de residência. Porém, para quem é cidadão italiano, será necessário renunciar à sua cidadania italiana para ter a espanhola. Por isso, não vale a pena pedir a cidadania espanhola se você já tem a italiana. A cidadania italiana já te oferece todos os benefícios e com ela você pode morar legalmente na Espanha pelo tempo que você desejar.

Como mencionamos anteriormente, se você pensa em morar na Espanha, saiba que o seguro viagem é fundamental. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Portal.

The post Morar na Espanha com cidadania italiana: saiba como appeared first on Euro Dicas.


Morar na Espanha com cidadania italiana: saiba como publicado primeiro em https://www.eurodicas.com.br/

sábado, 30 de maio de 2020

Doutorado na Itália: o que precisa saber para estudar no país

Estudar no exterior é uma excelente oportunidade para ter contato com novas culturas, melhorar o currículo e melhoras as nossas habilidades. Os programas de doutorado na Itália são ótimos para quem pretende seguir com os estudos com a possibilidade de ter uma bolsa. Vamos ver como funciona e como fazer doutorado na Itália.

Como fazer doutorado na Itália?

Se você está interessado em morar na Itália para fazer um doutorado (chamado Dottorato di ricerca), é necessário saber que você precisa ter um diploma de mestrado (não serve diploma de pós-graduação nem de especialização).

Escolha da universidade

A escolha da universidade é uma parte muito importante para a definição do seu doutorado na Itália. É imprescindível que você, antes de fazer a sua candidatura, pesquise sobre as áreas de estudo que a universidade está focada. Ainda compare essas áreas com o seu tema de pesquisa, para conferir se você está em conformidade com as expectativas da universidade.

Se você não encontrar uma afinidade de tema com a universidade, procure outra, pois isso facilitará o seu processo de candidatura e posteriormente o desenvolvimento do seu trabalho. Saiba quais são as melhores universidades da Itália nesse artigo.

Como funcionam os cursos de doutorado na Itália

O curso de doutorado na Itália normalmente dura 3 anos (existem pessoas que demoram mais tempo para terminar). É muito concorrido, já as vagas são abertas internacionalmente.

Além disso, as universidades costumam oferecer bolsas de estudo para os primeiros colocados. Para poder finalizar o doutorado, é necessário apresentar uma tese feita a partir de uma pesquisa original, que você desenvolverá ao longo do curso (no decorrer dos 3 anos).

Fazer doutorado na Itália

Antes de fazer a sua inscrição, dê uma olhada no programa do curso. Alguns contam com um ano e meio de aulas e seminários, sendo o restante somente dedicado à tese.

Candidatura para doutorado na Itália

Para fazer a candidatura para o doutorado na Itália, é necessário montar o seu projeto de pesquisa, que pode ser em italiano ou em inglês, dependendo da língua do curso. Tendo o projeto de pesquisa pronto, você deverá juntar os outros documentos necessários e fazer a sua inscrição. Fique atento, pois alguns cursos exigem uma prova de admissão, que você deverá fazer. Mas isso estará explicado no edital de abertura das vagas.

Inscrição

As candidaturas normalmente são feitas online, diretamente no site das universidades.

Acesse o portal do candidato e preencha os campos obrigatórios. Nessa candidatura online, você precisará colocar anexo os documentos e o seu projeto de tese.

Documentos necessários

Cada universidade italiana terá a sua própria lista de documentos exigidos para fazer a candidatura ao doutorado na Itália. A lista normalmente contém os seguintes documentos:

  • Diploma do mestrado;
  • Histórico do mestrado;
  • Currículo;
  • Projeto de pesquisa;
  • Passaporte;
  • Publicações realizadas;
  • Diploma do curso de línguas (inglês ou italiano);
  • Carta de recomendação.

Seleção para doutorado na Itália

Assim como a lista de documentos, a seleção dos candidatos é feita de maneira diferente em cada universidade. Normalmente o padrão de seleção seguido é:

1. Análise de documentos

Serão analisados os documentos que você enviou, com um foco maior no seu histórico e projeto de tese (assim como as suas publicações).

2. Prova escrita

Alguns cursos contam com uma prova escrita durante o processo seletivo para fazer doutorado na Itália. Se o curso que você quer fazer tiver essa etapa, ela será eliminatória para passar para a próxima.

3. Entrevista

A terceira etapa (ou segunda, no caso das universidades que não possuem exame escrito) é composta por entrevistas, que podem ser pessoalmente ou pela internet.

Nessa entrevista, será avaliado o seu nível de inglês (ou italiano) e suas habilidades de comunicação. Durante a entrevista, poderão te perguntar sobre as suas motivações para fazer o doutorado, pedir para dar mais detalhes sobre o seu projeto de pesquisa e ainda para falar sobre as suas expectativas para o doutorado na Itália.

Quanto custa fazer doutorado na Itália?

O doutorado na Itália tem um custo diferente de acordo com a universidade e curso escolhidos. Normalmente, o valor não ultrapassa os 2.000€.

Para se ter uma ideia, veja alguns exemplos:

A grande vantagem de estudar na Itália é que a maioria das universidades oferece bolsas de estudos, mesmo para estudantes estrangeiros. Os estudantes mais bem colocados nas provas de admissão são escolhidos para receber a bolsa de estudos.

Caso não tenha sido contemplado com a bolsa, você poderá tentar pedir isenção de pagamento das taxas. Para isso, precisará comprovar a sua renda (eles irão analisar quanto de isenção você poderá receber).

Doutorado-sanduíche na Itália

Outra opção para quem quer fazer doutorado na Itália é fazer o doutorado sanduíche. O doutorado sanduíche é uma modalidade de intercâmbio onde podemos fazer um período do doutorado fora do Brasil, normalmente 2 semestres. Nesse período fora do Brasil, normalmente as pessoas escolhem fazer parte da pesquisa no laboratório das universidades.

Como funciona

Como já explicamos, no doutorado sanduíche você vai fazer parte do seu doutorado em outro país. Para isso, você precisa já estar cursando um doutorado em uma universidade brasileira.

Para conseguir fazer o doutorado sanduíche no exterior, você deverá entrar em contato com a sua universidade e ver as possibilidades existentes. Depois você precisará entrar em contato com a universidade estrangeira (se a sua universidade tiver parceria com alguma, o processo é mais fácil) e ver o programa doutoral e se realmente faz sentido para a sua pesquisa.

Existe doutorado à distância na Itália?

As universidades italianas não são muito adeptas ao ensino à distância. É muito difícil encontrar um curso completo de doutorado à distância na Itália. É possível, porém, fazer algumas disciplinas à distância, mas isso vai depender de cada universidade.

Bolsa para doutorado na Itália

Para quem quer fazer doutorado na Itália, como já explicamos, existe a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos. A maioria das universidades contempla os primeiros colocados na seleção com uma bolsa de estudos. Além da bolsa das universidades, o governo italiano geralmente também abre edital para bolsas de estudos (para até 6 meses com possibilidade de renovação para até 9 meses).

Estudantes na Itália

Outra opção para fazer doutorado na Itália com bolsa de estudos é através do programa Erasmus +, que aceita candidatura de estudantes brasileiros para estudar na Europa.

Como é fazer doutorado na Itália

O doutorado na Itália é um curso muito concorrido e muito prestigiado. Os professores são excelentes e os alunos têm muito a aprender. Normalmente, as universidades possuem recursos para contratar professores renomados, professores estrangeiros e ainda ajudar os alunos nas pesquisas.

Como qualquer outra universidade no exterior, ao estudar na Itália você irá conviver com pessoas do mundo inteiro e ter contato com diferentes culturas. Isso é muito enriquecedor e contribuirá para o seu crescimento pessoal e profissional.

Saiba também como é fazer um mestrado na Itália e não esqueça: se estudar na Itália está nos seus planos, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Portal.

The post Doutorado na Itália: o que precisa saber para estudar no país appeared first on Euro Dicas.


Doutorado na Itália: o que precisa saber para estudar no país publicado primeiro em https://www.eurodicas.com.br/

Travelex Bank: o que é, serviços e se vale a pena usar

O Travelex Bank é uma empresa voltada para soluções em câmbio, tanto para pessoa física quanto jurídica. Fundada em 1976, em Londres na Inglaterra, a Travelex atende mais de 20 mil filiais de bancos e possui lojas instaladas nos principais aeroportos do mundo.

A empresa possui serviços internacionais que são procurados por muitos dos nossos leitores que estão planejando morar na Europa. Portanto, neste artigo, vamos falar sobre os serviços prestados pelo banco, vantagens e desvantagens e se é confiável. Além disso, vamos apresentar outras opções de empresas que oferecem serviços semelhantes. Desta forma, você mesmo poderá avaliar se vale a pena ou não usar o Travelex Bank para o seu caso.

O que é o Travelex Bank?

O Travelex Bank é uma empresa especializada em câmbio que oferece soluções para importação, exportação, operações financeiras, de forma simplificada e customizada. Tanto o Confidence Câmbio quanto Travelex Bank fazem parte do Grupo Travelex Confidence. A Travelex é a maior empresa de câmbio do mundo, com mais de 40 anos de experiência. Ela realiza operações financeiras tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

Travelex Bank no Brasil

O Travelex Bank é o primeiro banco do país registrado e aprovado pelo Banco Central do Brasil para operar exclusivamente em câmbio. Fundado em 2010, e inicialmente chamado de Banco Confidence, o Travelex Bank abrange operações e soluções para compra e venda de moeda estrangeira, conta-corrente em moeda estrangeira, transferências internacionais, entre outros serviços.

Desde sua fundação, o banco vem se consolidando no segmento de câmbio e pagamentos internacionais atuando principalmente em quatro pilares, de acordo com o site oficial da instituição:

  • Ser especialista no seu negócio internacional;
  • Inovar e renovar constantemente;
  • Buscar o sucesso com agilidade e segurança;
  • Trabalhar exclusivamente com câmbio.

Quais serviços oferece?

O banco funciona de forma customizada de acordo com as necessidades de cada cliente. Confira a seguir, as soluções em câmbio para importação, exportação e operações financeiras que o Travelex Bank oferece:

  • Bank Notes;
  • Câmbio para importação e exportação;
  • Carta de crédito para exportação;
  • Conta bancária em moeda estrangeira;
  • Internet Banking;
  • Operações financeiras e Remessas internacionais;
  • Produtos de proteção à variação cambial;
  • Recebimentos internacionais – Google Adsense;
  • Registro de RDE-IED;
  • Registro de RDE-ROF;
  • Registro SISCOSERV;
  • Tabela de tarifas.

O Travelex Bank é confiável?

O Grupo Confidence está alinhado com as principais recomendações dos órgãos reguladores do mercado financeiro. Além disso, possui um programa de segurança da informação e monitoramento de riscos cibernéticos. No Brasil, é autorizado pelo Banco Central para operar exclusivamente em câmbio.

No Reclame Aqui, há apenas uma página chamada Travelex Crédito, com uma reclamação sem resposta. Já na página da Confidence Câmbio do Reclame Aqui, empresa do mesmo grupo, a reputação é regular com nota de 6,9, 100% das reclamações foram respondidas

A página do Facebook do Confidence Câmbio Travelex possui 39.157 seguidores. Em geral, os comentários são positivos.

Nas avaliações internacionais da Trustpilot na Inglaterra  e Estados Unidos  a empresa está muito bem avaliada.

Travelex Bank câmbio

Travelex Bank para empresas

O banco oferece soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios no exterior. Também possui serviços que interessam empresas que precisam enviar representantes para viagens ao exterior. Veja alguns dos serviços do banco para empresas a seguir:

  • Moeda em espécie: maior variedade de moedas estrangeiras em espécie do mercado;
  • Cartão Corporativo Internacional: através de uma plataforma on-line, a empresa realiza recargas e gerencia cartões pré-pagos para colaboradores;
  • Troca de cheques internacionais: realiza a troca de cheques internacionais em moeda estrangeira, recebidos de pessoa física ou jurídica, para brasileiros ou estrangeiros;
  • Remessas financeiras e pagamentos internacionais: envios e recebimentos de recursos do exterior;
  • Conta Corrente em Moeda Estrangeira: com dois modelos de conta disponíveis – emissiva e receptiva;
  • Mass Payments: soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para a empresa acessar os sistemas financeiros brasileiro e internacional;
  • Transferências Internacionais;
  • Importação e Exportação.

Conheça também os serviços da TransferWise para empresas.

Vantagens da Travelex

  • A Travelex Confidence é uma empresa com muitos anos de experiência no mercado, o que lhe confere credibilidade;
  • É possível adquirir mais de 20 tipos de moedas estrangeiras;
  • Seu cartão pré-pago internacional está disponível em 6 moedas diferentes e é aceito em milhões de estabelecimentos pelo mundo;
  • O seguro viagem da Travelex Confidence oferece assistência médica e odontológica em mais de 160 países e você encontra com facilidade os hospitais e clínicas credenciadas por meio do aplicativo Travel Smart;
  • As transferências internacionais chegam ao destino em até 1 dia útil, após a efetivação da operação, e podem ser retiradas nas lojas e em correspondentes espalhados pelas principais cidades do mundo;
  • É possível agendar sua compra de dólar americano ou euro de forma prática e segura, minimizando os reflexos da variação cambial. Você define o valor da compra em real, que será convertido na moeda estrangeira de sua preferência de acordo com a PTAX do dia anterior;
  • Se você possui rendimentos gerados pela monetização de vídeos e conteúdos online, basta se cadastrar no Travelex Bank para receber os valores em reais diretamente em sua conta-corrente, sem a necessidade de abrir uma conta bancária internacional. Isso pode ser interessante para freelancers, produtores de conteúdo, instagrammers, etc.

Desvantagens da Travelex

  • A taxa de câmbio de moedas estrangeiras não é uma das mais baixas do mercado. Porém, é possível negociar;
  • A taxa para envio e recebimento de dinheiro no exterior também não é das mais baratas.

Alternativas à Travelex

Vision Câmbio

No mercado há 18 anos, a Vision Câmbio oferece assessoria em operações de câmbio, de pagamentos e recebimentos até moedas em espécie, além de serviços como remessas e recebimentos de recursos do exterior, vendas de moedas estrangeiras e cartões pré-pagos para empresas e viagens. A empresa possui atendimento personalizado, com transparência e auxílio completo na operação.

Cotação

No mercado desde 1968, a Cotação é a maior distribuidora do setor no país. Sua matriz está localizada em São Paulo, mas, atualmente, possui filiais em Campinas, Sorocaba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Goiânia e Belo Horizonte.

Com mais de 2,8 milhões de clientes, compram e vendem papel moeda e oferecem cartão pré-pago entregue em casa através do seu site, aplicativo, lojas ou mesa de câmbio pelo telefone. A Cotação ainda realiza transferências internacionais e compra de cheques em moeda estrangeira.

Forcâmbio

Com experiência de mais de 15 anos no mercado financeiro, a Forcâmbio é uma empresa especializada em operações de câmbio. A Forcâmbio oferece:

  • Compra e venda de moedas em espécie, com as principais moedas em circulação no mundo;
  • Cartão pré-pago multimoedas para viagem;
  • MoneyGram para dinheiro rápido e sem necessidade de conta bancária, com remessa feitas para diversas moedas;
  • Remessas internacionais para pessoas físicas e jurídicas;
  • Soluções de câmbio comercial para empresas e pessoas físicas para importações e exportações.

Afinal, vale a pena usar o Travelex Bank?

O Travelex Bank é uma empresa confiável do mercado, que oferece uma grande oferta de serviços. Mesmo não apresentando as melhores taxas, está aberta à negociações e costuma cobrir a oferta de seus concorrentes. Vale a pena conferir os serviços da empresa, mas isso vai depender muito das suas necessidades de soluções em câmbio.

Conheça também o nosso comparativo da Remessa Online ou Banco Rendimento.

The post Travelex Bank: o que é, serviços e se vale a pena usar appeared first on Euro Dicas.


Travelex Bank: o que é, serviços e se vale a pena usar publicado primeiro em https://www.eurodicas.com.br/

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Banco N26 é confiável? Descubra e veja como funciona

Graças à internet, atualmente é possível abrir uma conta bancária na Europa sem sair de sua casa. Com o Banco N26, a tarefa é simples e pode ser feita em apenas oito minutos. Para você saber mais informações sobre o Banco N26, esclarecemos aqui o que é, quais são as vantagens desse banco, como abrir uma conta, se os brasileiros podem abrir, entre outras questões.

O que é o Banco N26

Fundado em 2013 e lançado em 2015, o Banco N26 é uma startup financeira alemã, com sede em Berlim. A instituição não possui agência física e todas as transações financeiras são realizadas pela internet (computador, celular ou tablet).

A abertura da conta no Banco N26 é gratuita e demora apenas oito minutos. Além disso, o correntista pode fazer até cinco saques em caixas eletrônicos (ATM) sem pagar tarifa em qualquer país da União Europeia.

Como funciona o Banco N26?

O Banco N26 funciona de forma totalmente online.

Todas as transações do banco digital são feitas através do aplicativo ou do site do N26, de forma simples e intuitiva. Se você precisar de assistência, a equipe de Suporte está sempre online para ajudar (em inglês).

Como abrir conta no Banco N26

A abertura de conta no Banco digital N26 demora somente oito minutos. Confira a seguir as condições e o passo a passo para abrir uma conta na instituição.

Condições para abertura de conta no Banco N26

As condições para abrir uma conta na instituição são: ter mais de 18 anos de idade e possuir endereço em um dos 23 países que banco atua. Ainda não há data certa para a chegada do N26 no Brasil, por isso, é preciso comprovar residência em um dos países abaixo descritos:

Dentro da Europa são os seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça.

Recentemente, o N26 começou a atuar também nos Estados Unidos. O N26 atuava no Reino Unido até janeiro de 2020, mas com o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) o banco alemão deixou de atuar nesses 4 países.

É importante destacar que não é necessário comprovar rendimentos mensais, como em alguns bancos; é necessário apenas possuir um comprovante de endereço em um dos países acima, passaporte válido e, no caso da Europa, cartão de residência europeu com um ano de validade.

Brasileiros com cidadania europeia

Quem possui cidadania europeia, seja ela portuguesa, italiana ou qualquer outra de países onde o Banco 26 atue, não precisa comprovar endereço na Europa, basta apresentar o passaporte europeu como comprovante de identidade.

Passo a passo

1. Baixe o aplicativo do banco pela Apple Store ou Google Play ou acesse o site N26, vá em “Open Bank Account” e preencha seu cadastro online;

2. Insira seus dados pessoais: nome completo, endereço, passaporte, cartão de residência europeu com um ano de validade, e-mail, telefone, data de nascimento, nacionalidade e país de nascimento;

3. Confirme sua identidade por meio de videochamada (feita em inglês) ou verificação de fotografia/documentos. A verificação do documento através do cartão de residência europeu é mais rápida do que através do passaporte.

Se optar pelo passaporte, terá que tirar foto ao passaporte, uma selfie e compartilhar a localização do dispositivo (para verificar que está em um país onde o banco atua);

4. Selecione o tipo de conta que pretende abrir, as opções são: N26 – sem custo; N26 You – inclui seguro viagem Allianz e tem um custo de 9,90€ por mês; N26 Metal – 16,90€ por mês ou ainda N26 Business. Mostramos mais detalhes das contas abaixo;

5. Agora é hora de emparelhar o seu celular. Você vai receber um código de ativação de 4 dígitos através de SMS, que deverá ser colocado no aplicativo para emparelhar;

6. Pronto, está criada a sua conta no Banco N26. Após estas etapas realizadas, você poderá efetuar suas transações bancárias.

Compare e veja qual é a melhor forma de enviar dinheiro para o exterior: TransferWise ou Remessa Online.

E se o meu código de emparelhamento não chegar?

Alguns clientes do banco digital N26 relatam esse problema, que ficam à espera do código de ativação e ele não chega. Se isso acontecer com você, terá que entrar em contato com o suporte do Banco. Nossa sugestão é que você utilize o próprio chat do aplicativo para entrar em contato, assim fica mais fácil verificar que está utilizando o próprio celular.

Taxas e custos para cada tipo de conta N26

Verifique os tipos de conta no Banco N26 e confira qual a modalidade ideal para seu perfil.

Conta N26 gratuita

Você pode optar por uma conta simples, chamada N26, que é gratuita e realizar até cinco saques com o cartão Mastercard do N26 em caixas eletrônicos (ATM) de qualquer país da União Europeia sem custos. Caso precise efetuar mais saques, o número excedente é pago.

Conta N26 You

Você tem também a opção de solicitar a conta N26 You, que disponibiliza mais benefícios a quem viaja com frequência – como seguro de compras e viagem da Allianz, saques internacionais sem taxas extras e pagamentos internacionais ilimitados pelo preço de 9,90€.

Conta N26 Metal

Outra alternativa é o N26 Metal, que possui todos os benefícios do N26 You, além ofertas exclusivas e suporte ao cliente “vip” por 16,90€ por mês.

Conta N26 Business

Além dessas três contas, há, ainda, uma novidade, o N26 Business, uma conta bancária móvel ideal para trabalhadores independentes, que querem manter separados seus negócios das suas contas pessoais. Existem opções gratuitas e pagas dessa conta.

Planos no Banco N26

Vantagens do Banco N26

Há muitas vantagens em abrir uma conta no Banco N26. Confira algumas das principais.

  • Possibilidade de abrir uma conta pela internet em qualquer lugar do mundo;
  • Isenção de taxas para abertura de conta;
  • Sem necessidade de comprovação de renda mensal;
  • Possui opção de conta gratuita sem taxas de manutenção;
  • Integração com a TransferWise para envio de dinheiro com taxas econômicas;
  • Recebimento, em tempo real, de notificações das transações efetuadas no aplicativo;
  • Cartão de débito MasterCard sem custo;
  • Gratuidade para realizar até cinco saques por mês na conta gratuita (saque adicional 2€);
  • O aplicativo possui controle de segurança, permitindo: bloquear o cartão, restringir para uso internacional, limitar gastos, etc, além da dupla verificação em transações na internet, através do MasterCard Secure Code;
  • Mostra as caixas ATM mais próximos do correntista.

Além disso, o Banco N26 é seguro: é autorizado pelo Banco Central Europeu e licenciado com todas as normas de segurança e competências exigidas pelos reguladores.

Banco N26 no Brasil

Em fevereiro de 2019, o Banco N26 divulgou que tem planos de atuar no Brasil. A revelação foi feita no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. Apesar de ainda não estar disponível, a empresa já possui um escritório em São Paulo.

A possibilidade de realizar operações internacionais sem pagar tarifas é o diferencial da startup alemã, que considera o lançamento no Brasil um passo para conquistar a missão de tornar o N26 um banco global.

Com mais de 5 milhões de clientes no mundo, o Banco N26 no Brasil vai concorrer com o Nubank e o Inter.

Não há data certa para começar a atuar no Brasil

Porém, ainda não há uma data certa para a chegada do Banco N26 Brasil. A previsão é a chegada no fim de 2020. O banco, que está presente em 23 países da Europa, apostou nos Estados Unidos e começou a atuar no mercado americano em 2019.

Lista de espera

A plataforma já está permitindo um early acess (acesso antecipado) à plataforma. N26 no Brasil Quando você pede o acesso, entra em uma Lista de Espera para a chegada do Banco N26 no país. Assim, você será um dos primeiros a saber sobre o lançamento do banco digital no Brasil. A espera já dura mais de um ano.

Por enquanto, brasileiros que vivem no Brasil ainda não podem abrir uma conta no N26.

Mas é possível utilizar o cartão no Brasil?

Sim, é possível utilizar o cartão na função débito no Brasil e fazer saques em Caixa Eletrônico 24 horas (ATMs).

Se você tiver a conta N26 gratuita, pagará 1,7% de taxa a cada saque realizado. Caso tenha as contas premium (N26 You ou N26 Metal) não pagará taxa além do câmbio.

O N26 tem cartão de crédito?

Infelizmente não. O N26 só disponibiliza para seus clientes o cartão de débito Mastercard, e não de crédito.

Banco N26 em Portugal

Em plena atuação e crescimento no país, o N26 em Portugal já tem mais de 100 mil clientes. Conhecido por ser um “banco para os mais jovens”, o grupo que mais adere ao banco tem entre 18 e 24 anos, entretanto em Portugal cerca de 40% da base de clientes tem mais de 35 anos e os clientes mais antigos do banco estão na casa dos 80 anos.

Apesar do sucesso, o N26 ainda não é o banco digital preferido no país: o Revolut tem 300 mil clientes em Portugal.

Aqui no Euro Dicas, já escrevemos artigos sobre a atuação do Banco N26 em diversos países europeus, veja abaixo:

Banco N26 é seguro e confiável?

Sim. Você pode abrir uma conta com tranquilidade, pois o N26 é seguro. Veja alguns dados que comprovam abaixo:

  • É pioneiro no mundo em serviço de banco digital;
  • Possui elevado valor de mercado e é uma das empresas que mais faturaram em 2018;
  • Possui o selo HTTPS, o que garante aos usuários segurança para navegar, além do protocolo SSL em todas as suas transações, além de certificado de navegação segura (cadeado), protegendo os usuários quanto aos riscos da internet;

Cadeado de segurança

  • Possui o selo SSL, em que todos os dados bancários que são inseridos pelos usuários são criptografados, protegendo as informações.

Banco N26 é bom? Veja avaliações de usuários

Veja o que os clientes do Banco N26 no mundo dizem sobre a fintech:

N26 no Trustpilot

Em maio de 2020, o Banco N26 possui avaliação MUITO BOM no Trustpilot. Até o momento, foram feitas mais de 11 mil avaliações sobre o banco: 79% das pessoas avaliam o serviço como Excelente ou Muito Bom; 2% como bom; 2% como ruim e 17% como muito ruim.

N26 no Facebook

Em março de 2020, a página do Banco N26 possui mais de 250 mil seguidores, o que mostra que muitas pessoas confiam e são clientes da empresa.

N26 Reviews no site oficial

No próprio site do Banco N26 é possível visualizar reviews de usuários sobre o serviço. Veja algumas delas:

  • “É fácil transferir dinheiro quando viajo e acompanhar tudo por meio da aplicação” – Stephanie.
  • “Gosto de receber as notificações automaticamente” – Vasily.
  • “O N26 é o meu banco preferido na Europa” – Thomas K. Corrida, Nomad Gate.

Avaliações do aplicativo N26

Na App Store, o aplicativo N26 tem avaliação 4.8 em 5 estrelas, com 2,6 mil classificações. Já na Google Play, o aplicativo tem avaliação 4 em 5 estrelas em mais de 63 mil classificações.

A maior parte dos utilizadores fazem boas avaliações do aplicativo, as principais queixas presentes não são sobre o app em si, mas da demora e dificuldade de acionar o suporte e de não estar funcionando ainda no Brasil.

Envio de dinheiro, pagamentos e depósitos no N26

O banco N26 oferece aos seus clientes vários tipos de transações, entre elas: pagamentos, transferências e mais. Explicamos cada uma delas e como podem ser feitas.

Como enviar e receber dinheiro pelo Banco N26

O banco é parceiro da TransferWise para envio e recebimento de remessas internacionais de dinheiro em diversas moedas. Para fazer transferência de dinheiro para qualquer conta, é necessário ser cadastrado na TransferWise.

Você deverá inserir os dados da conta para a qual deseja enviar o dinheiro no site da TransferWise e um boleto será gerado. O valor é transferido depois da confirmação do pagamento.

Se você não conhece a plataforma TransferWise, veja nesse artigo como ela funciona.

Como fazer pagamentos pelo Banco N26

Se você gosta da praticidade dos pagamentos online e faz uso de aplicativos como Uber, Uber Eats, Airbnb, Booking, aplicativos para alugar carros, Ifood, etc, pode fazê-los através da sessão Payments do Banco N26, com toda a facilidade e segurança.

Como depositar dinheiro no Banco N26

A melhor alternativa é fazê-lo de forma online, por meio da TransferWise.

A conta é em euro?

Sim. A conta é administrada em euros. Porém, é possível realizar transferências bancárias para várias outras moedas estrangeiras.

Recebo cartão?

Sim. O Banco N26 envia um cartão de débito para sua casa, no endereço europeu informado no cadastro. Geralmente, o cartão chega em até duas semanas. abrir conta online

Diferenciais do N26

A seguir listamos alguns dos diferenciais do Banco em relação a outras opções bancárias europeias.

Controle de Gastos

O aplicativo do Banco N26 ajuda você a controlar os seus gastos. Através da inteligência artificial, o app identifica e categoriza as suas despesas, mostrando o quanto você gasta por mês com supermercado, com saúde, restaurantes, lazer, com educação, etc. Você pode também criar subcategorias específicas e assim consegue ver direitinho para onde está indo o seu dinheiro mensalmente.

Divisão por Spaces e Tags

O Banco N26 permite que você crie Spaces  dentro da sua conta, que nada mais é que subcontas onde você pode organizar melhor a sua poupança, o dinheiro a investir para uma viagem, para um presente, para o seu filho, etc. Assim fica mais fácil gerir as suas finanças. Além disso, você pode criar tags para os gastos, organizando ainda melhor dentro dos spaces. spaces n26 Se você optar pelas contas premium, pode ainda criar um space coletivo com outras pessoas que têm conta no N26. O space coletivo pode ter até 10 gestores, que colaboram, gastam e gerem o valor que lá está. É perfeito para juntar dinheiro em grupo, em casal ou da forma que vocês determinarem, fica tudo registrado no aplicativo o que cada um fez, bem organizado.

N26 web

O N26 agora também funciona como internet banking. Antes, as transações deveriam ser feitas pelo aplicativo.

Agora, o site possui todas as funcionalidades e segurança do aplicativo. Com esse recurso ficou mais fácil baixar informações da conta (como seus dados bancários), baixar extratos bancários,extratos em formato Excel.

O N26 Web disponibiliza o Modo Discrição: um modo com maior privacidade para navegar no seu notebook em locais públicos, layout escuro para utilização a noite sem prejudicar os olhos e até um formato com menos animação para quem preferir algo mais simples - indicado para quem sofre de enjoo.

Cash back ao compartilhar com amigos

O app da N26 fornece a cada cliente um código-convite para que você envie aos seus amigos. Basta que eles utilizem o link enviado por você para se cadastrar no N26, ativem o cartão recebido e façam uma compra com o cartão para você receber o seu cash back. O aplicativo te avisa assim que receber!

Seguro Viagem N26

Para quem abriu conta no banco a partir de novembro de 2019, o seguro viagem é disponibilizado para clientes. Tem direito ao benefício clientes das categorias N26 You, Business You e N26 Metal.

A cobertura médica robusta, de EUR 1 milhão em atendimento médico e odontológico, que inclui a prática de esportes é um grande atrativo. Além disso, oferece cobertura para atraso de voo e bagagem de EUR 500, e de perda de bagagem de EUR 2 mil.

Crescimento do Banco N26

O Banco N26, que entrou em 2019 no mercado americano, tem vivido um crescimento exponencial. Hoje conta com 5 milhões de clientes e está avaliado em 3,5 milhões de euros. Só em 2019, o banco cresceu 320%, a base de clientes triplicou e o volume de movimentação de dinheiro ultrapassou os 2 bilhões de euros.

O Banco N26 é uma boa alternativa para quem está começando a vida na Europa. A instituição já conta com mais de um milhão de clientes pela Europa e está em crescimento: todos os dias ganha aproximadamente 1.500 correntistas.

O banco, que possui autorização para operar em vários países europeus, como Alemanha, Portugal, Espanha, França, entre outros, pode ser comparado ao Nubank do Brasil.

Vale a pena ter uma conta no Banco N26?

Vale a pena sim! O banco não cobra tarifas, é seguro, a abertura da conta e as transações podem ser feitas pela internet sem burocracias, além de outras vantagens.

Como vimos, o Banco N26 ainda não chegou no Brasil. Mas, caso você more na Europa ou nos Estados Unidos é muito vantajoso abrir uma conta na instituição.

Caso necessite de suporte, você pode entrar em contato com um funcionário e ser atendido por telefone, e-mail, chat ou por meio de canais de redes sociais, em inglês, francês, alemão, espanhol ou italiano.

Então, por que não abrir? Visite o site do N26 e abra a sua.

Suporte ao cliente

Se precisar de ajuda para esclarecer qualquer questão, basta acessar o site do N26 e terá a disposição uma equipe para orientar e sanar dúvidas. O atendimento do suporte pode ser feito por e-mail, telefone ou chat, no app ou site e até mesmo nas redes sociais, ficando a critério do cliente.

Importante ressaltar que o atendimento é feito atualmente em 5 idiomas: inglês, alemão, espanhol, francês e italiano. Nós do Euro Dicas já utilizamos o suporte ao cliente do N26 para tirar dúvidas (em inglês) e os atendentes foram solícitos e muito eficientes.

Entretanto, encontramos alguns usuários que reclamam da demora e ineficiência do atendimento. Uma das possíveis razões para isso é: reclamações feitas em português. A plataforma tem tido dificuldades em atender todos os usuários em línguas fora dos 5 idiomas disponibilizados.

The post Banco N26 é confiável? Descubra e veja como funciona appeared first on Euro Dicas.


Banco N26 é confiável? Descubra e veja como funciona publicado primeiro em https://www.eurodicas.com.br/

Investir na Europa: como funciona o processo e as vantagens

Muitos brasileiros, principalmente os mais desapontados com a situação atual do Brasil estão interessados em investir na Europa. Porém, não sabem muito bem por onde começar, onde investir, como fazer ou o que é necessário para seguir com a ideia.
Realmente, não é fácil vir “às cegas” para investir na Europa apenas para fugir do Brasil. Para quem está pensando em realizar investimentos no continente europeu, saiba que é preciso planejamento, organização e paciência.
O que é certo é que nos últimos anos, aumentou consideravelmente o número de estrangeiros que passaram a investir na Europa. Além de ter uma economia forte e em constante crescimento, muitos países oferecem benefícios aos investidores de outros países.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como investir, quais são os melhores países e muito mais.

Investir na Europa: por onde começar?

Investir na Europa não é tão simples quanto no Brasil. No geral, você precisa conhecer minuciosamente o mercado do país que pretende aplicar. Além disso, é preciso estar preparado para desembolsar uma quantia alta para o investimento.

Para diminuir os riscos, a melhor alternativa para investir na Europa é contratar uma empresa especializada nesse ramo. Ela irá explicar o processo de investimento, os melhores países, os riscos e a quantidade mínima de recursos que devem ser investidos.

A empresa também irá orientá-lo sobre como enviar dinheiro para o exterior e assessorá-lo nos procedimentos burocráticos.

Além disso, antes de investir na Europa, você deve ficar atento ao montante das aplicações. Caso os valores sejam maiores que $100 mil, deve ser declarado anualmente ao BACEN.

Quais são os melhores países para investir na Europa?

É muito importante analisar o mercado antes de fazer quaisquer tipos de investimentos. Observe como anda a economia daquele determinado país e tente quantificar qual será o retorno do seu investimento. Para isso será necessário bastante pesquisa e ajuda profissional.

Importa recordar a este propósito que a revista FORBES realiza, anualmente, um ranking dos melhores países para investir. Os países europeus estão nas primeiras posições desse ranking, comprovando que investir na Europa é, certamente, uma excelente alternativa.

O Reino Unido, por exemplo, ocupa o primeiro lugar, mesmo com as incertezas da economia após sua saída da União Europeia.

Confira abaixo, o TOP 10 dos países para investir na Europa e no mundo.

  • Reino Unido;
  • Suécia;
  • Hong Kong;
  • Países Baixos;
  • Nova Zelândia;
  • Canadá;
  • Dinamarca;
  • Singapura;
  • Austrália;
  • Suíça.

Conheça os países que aceitam brasileiros com mais facilidade e como conseguir vistos.
Homem analisando mercados online para investir na Europa

Tipos de investimento: as modalidades mais rentáveis

Como você pode perceber, há várias formas de investir na Europa. Por isso, o continente tem atraído investidores dos mais variados perfis, que desejam aumentar a rentabilidade dos recursos.

Os principais tipos de investimentos realizados por estrangeiros nos países europeus, são:

  • Compra de imóveis;
  • Aplicações financeiras;
  • Abertura de empresas;
  • Compra de ações;
  • Investimento em iniciativas científicas.

Ainda assim, consideramos que o melhor investimento é aquele que combina com o seu perfil e objetivo. Mas, em todos os casos, vale a pena conhecer o mercado do país que irá investir, assim você reduz as chances de ter prejuízos no futuro.

Aprenda aqui como transferir dinheiro para Portugal para comprar imóvel.

Como fazer as transações financeiras?

Existem diversas maneiras de fazer e o mais tradicional é fazer através dos bancos. Entretanto, a nossa recomendação é que você utilize de uma plataforma brasileira para investir na Europa, a Remessa Online.
Através da Remessa Online você pode:

  • Enviar e receber dinheiro dos seus investimentos na Europa com taxas econômicas;
  • Fazer investimento em corretoras;
  • Comprar imóveis na Europa;
  • Comprar ações na Europa.

E outros investimentos, contando com a assessoria e expertise dessa plataforma. Para saber mais, leia também esse artigo que ensina como investir no exterior com a Remessa Online.

Vantagens de investir na Europa

Selecionamos quatro bons motivos para investir seus recursos no velho continente.

Burocracia reduzida

Abrir um novo negócio na Europa é, sem dúvida, uma boa opção para fugir da burocracia e pesadas cargas tributárias brasileiras.

Um bom exemplo disso, é o serviço Empresa na Hora. Com ele, você pode, por exemplo, abrir uma empresa em Portugal em apenas 60 minutos. Esse serviço custa em média 360 euros e a carga tributária é composta por três impostos:

  • ICR – Imposto por Rendimentos de Pessoas Coletivas;
  • Derrama – Imposto Municipal;
  • IVA – Imposto sobre valor acrescentado.

Veja quais são os países com menos impostos na Europa e no mundo.

Aplicações financeiras

Investir na Europa é uma estratégia para diversificar uma carteira de ações. Também é uma das alternativas mais seguras para investir.

Isso acontece porque, diferente do Brasil, as políticas econômicas europeias estão mais previsíveis e estáveis. Além disso, em termos econômicos, o continente está à frente dos demais países.

Facilidade para empreender

Abrir uma startup na Europa é outra forma de investir no continente. Principalmente em Portugal, onde existem políticas de apoio ao empreendedorismo que facilitam a entrada de investidores estrangeiros.

Somado a esse incentivo governamental, os investidores ainda podem morar em países com alta qualidade de vida. Também há a possibilidade do empreendedor garantir um visto de residência para ele e sua família.

Compra de imóveis

Comprar imóveis é uma das maneiras seguras de investir na Europa e aumentar o patrimônio. Esse tipo de investimento é atrativo tanto para quem pretender morar em outro país ou usá-lo como ativos para aluguel.

Quer saber mais? Leia esse artigo completo sobre como investir em imóveis em Portugal e ter rendimentos acima da média.

É um bom momento para investir na Europa?

Nos últimos anos, o cenário econômico da Europa tem apresentado melhoras relevantes. Para estimular o crescimento, alguns países europeus têm facilitado a realização de investimentos estrangeiros.

Isso traz benefícios para o investidor e toda sua família. Ao investir na Europa, é possível conquistar um visto de residência, valorizar os rendimentos e ter uma melhor qualidade de vida.

Sem contar outras vantagens, como viajar sem necessidade de visto entre os países do Tratado de Schengen, estudar nas escolas e universidades e trabalhar legalmente.

Investir na Europa dá direito à cidadania?

De modo geral, a cidadania é destinada apenas àqueles que preenchem os requisitos dos seguintes casos:

  • Por tempo de residência;
  • Por descendência;
  • Por casamento.

No entanto, investir na Europa também pode garantir cidadania em alguns países que oferecem o programa específico para investidores. Entre esses países, podemos destacar: Portugal, Espanha, Inglaterra, Malta e Chipre.

Descubra quem tem direito e como conseguir a dupla cidadania.
Visto de residência no passaporte por investir na Europa

Investir na Europa dá direito a visto de residência?

Sim, é possível ter direito ao visto de residência europeu, dependendo do tipo de investimento e do país. Na verdade, essa foi a estratégia adotada por alguns governos para estimular a economia do país e atrair investidores estrangeiros.

No entanto, esse direito é concedido apenas para aqueles que preenchem os requisitos legais de cada país. Assim, se o seu objetivo é conquistar o visto, é importante conhecer as normas vigentes antes de fazer esse tipo de aplicação.

Quer saber mais? Confira abaixo as exigências de alguns países que garantem visto de residência para investidores.

Investir na Espanha

Quem decide investir na Espanha pode ter acesso ao visto de empreendedor. Com ele, é possível morar legalmente no país e empreender. Para tanto, você precisa realizar um investimento alto em aplicações como:

  • Comprar um imóvel na Espanha por no mínimo 500 mil euros;
  • Adquirir ações no valor ou depósito a partir de 1 milhão de euros;
  • Investir mais de 2 milhões de euros em títulos da dívida pública espanhola;
  • Investir em projetos empresariais na Espanha.

Investir em Portugal

O governo português oferece três tipos de vistos para investidores estrangeiros. O Golden Visa é destinado para aqueles investidores que realizarem aplicações como:

  • Comprar imóvel em Portugal superior a 500 mil euros;
  • Comprar bens imóveis antigos, a serem restaurados, no montante superior a 350 mil euros;
  • Transferir capitais no montante superior a 1 milhão de euros;
  • Criar empresas e gerar pelo menos 10 postos de trabalho;
  • Investir 350 mil euros em pequenas e médias empresas ou investigação científica.

O segundo, é o Visto D2 Portugal. Ele permite a criação de micro e pequenas empresas por cidadãos estrangeiros, com capital social a partir de 1 €. O terceiro, é o Startup Visa Portugal para empreendedores que pretendam criar uma startup com faturamento estimado em 350 mil euros em três anos ou acima de 500 mil euros por ano.

Fazer um investimento em Portugal vale a pena? Descubra a resposta.

Investir na Itália

O governo concede vistos de permanência para os investidores que pretendem abrir uma empresa na Itália. Nesses casos, o estrangeiro pode solicitar o visto de empreendedor ou startup.

Diferente de Portugal e da Espanha, não há “Golden Visa” para investir na Itália. Isso significa, que não é possível ter visto para morar no país apenas por investir mais de 250 mil euros.

Saiba também como funciona a franquia na Itália e dicas para abrir o seu negócio fora do país.

Quanto devo investir para ter visto?

Se sua opção é a compra de imóvel como investimento, seja para moradia ou para aluguel, então fique atento. Alguns países oferecem o visto de residência se o valor da compra atingir um valor mínimo. Confira os valores:

País Valor mínimo de compra de imóvel
Espanha 500 mil euros
Portugal 350 mil euros
Malta 275 mil euros
Grécia 250 mil euros

Agora que você já sabe como investir na Europa, recomendamos que você faça o planejamento para investir nesse sonho. Boa sorte!

The post Investir na Europa: como funciona o processo e as vantagens appeared first on Euro Dicas.


Investir na Europa: como funciona o processo e as vantagens publicado primeiro em https://www.eurodicas.com.br/

Estatuto de Igualdade de Direitos entre Portugal e Brasil

Brasil e Portugal possuem diversos acordos e tratados entre si. O Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, assinado em 2000, é um deles. Este acordo beneficia brasileiros que vivem em Portugal e portugueses que moram no Brasil.

Então, neste artigo você saberá mais informações sobre este estatuto, quem pode requerer, como requerer, quanto custa e quanto tempo demora para o documento ficar pronto, assim como conhecer os seus benefícios. Vamos lá?!

O que é Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres?

Conhecido no Brasil e em Portugal como Estatuto da Igualdade, a convenção é um acordo assinado entre os 2 países em 1971. Ele garante, tanto a portugueses no Brasil como brasileiros em Portugal, a igualdade de direitos e deveres com os respectivos países.

Uma disposição foi repetida no ano 2000, no aniversário de 500 anos da colonização do Brasil, em um Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, entre a República Federativa do Brasil e a República Portuguesa.

Explicando de forma simples, por meio desse acordo entre Brasil e Portugal, um brasileiro pode ter os mesmos direitos e deveres de um português e vice-versa.

O Estatuto de Igualdade de Direitos entre Portugal e Brasil pode ser lido, em detalhes, no site do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, pelo Ministério das Relações Exteriores.

No caso dos brasileiros que vivem em Portugal, é possível solicitar 3 tipos de estatuto:

  • Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres: concedido aos civilmente capazes, junto a uma autorização de residência no país. O brasileiro poderá gozar dos mesmos direitos e deveres que os cidadãos portugueses, inclusive à lei penal portuguesa;
  • Estatuto de Igualdade de Direitos Políticos: concedido aos capazes civis que já tenham residência em Portugal há, pelo menos, 3 anos. Recebem o reconhecimento dos mesmos direitos políticos dos portugueses, inclusive o direito de votar;
  • Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres e de Direitos Políticos: uma junção dos dois acima, onde são exigidos os mesmos requisitos. Depende da concessão prévia ou simultânea dos demais para obter o exercício cumulativo das espécies acima.

Quem pode requerer o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres?

Podem solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres os cidadãos brasileiros maiores de 18 anos, que residam de forma legal em Portugal, ou seja, que possuam o cartão de residência de Portugal.

Apesar de não estar documentada esta informação no site do SEF, é cobrado que o brasileiro esteja residindo legalmente em Portugal há, pelo menos, seis meses para solicitar o seu cartão de cidadão.

Entenda a importância de conhecer a origem do sobrenome.

Documentos para requerer o Estatuto de Igualdade de Direitos

A depender de qual Estatuto você vai solicitar, é exigido documentação extra. Veja o que é preciso separar para cada um:

Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres

  • Requerimento impresso e preenchido. Imprima em PDF;
  • Cópia do Título de Residência;
  • Certificado de Nacionalidade (original e cópia) emitido pelo Consulado do Brasil. Nele estará escrito que o cidadão não se encontra impedido de exercer os seus direitos civis.

Estatuto de Igualdade de Direitos Políticos

  • É preciso já ter obtido o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres antes;
  • Não pode estar privado dos direitos políticos no Brasil;
  • Comprovar que é residente legal em Portugal no mínimo há 3 anos. Leve uma cópia do Título de Residência;
  • Requerimento impresso e preenchido. Imprima em PDF;
  • Certificado de Nacionalidade (original e cópia) emitido pelo Consulado do Brasil. Nele estará escrito que o cidadão não se encontra impedido de exercer os seus direitos políticos no Brasil.

Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres e de Direitos Políticos

Neste caso, é importante lembrar que apenas pode ser solicitado por cidadãos maiores de idade e que não se encontrem privados dos direitos civis e políticos no Brasil. É preciso ter a Autorização de Residência (AR) em Portugal há, pelo menos, 3 anos.

Documentos:

  • Requerimento impresso e preenchido. Imprima em PDF;
  • Cópia do Título de Residência;
  • Certificado de Nacionalidade (original e cópia) emitido pelo Consulado do Brasil. Nele estará escrito que o cidadão não se encontra impedido de exercer os seus direitos civis e políticos no Brasil.

Como tirar o certificado de nacionalidade?

Para tirar o Certificado ou Atestado de Nacionalidade, segundo o Portal Consular brasileiro, é preciso solicitar à Repartição Consular Brasileira em Portugal, no Porto, em Lisboa ou em Faro, levando os seguintes documentos:

  • Formulário preenchido e assinado. O PDF está no site oficial do consulado de cada localidade;
  • Passaporte original e cópia das páginas 1, 2 e 3. Ou a carteira de identidade brasileira;
  • Original e cópia de comprovante de estado civil. Para os solteiros, levar certidão de nascimento emitida há até 6 meses ou declaração de 2 testemunhas com firma reconhecida; para os casados, a Certidão de Casamento, ou prova de divórcio. Caso esta sentença seja estrangeira, deve vir acompanhada pela homologação do Superior Tribunal de Justiça;
  • Efetuar o pagamento da taxa consular. Segundo o site oficial do Consulado Geral do Brasil no Porto o valor é de 15€.

Onde solicitar?

É possível solicitar o requerimento nos balcões de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que ficam nas Delegações ou Direções Regionais. Não é preciso agendamento prévio.

Passo a passo para requerer o Estatuto de Igualdade de Direitos

  • Vá ao Consulado do Brasil da sua cidade e entregue a documentação para fazer o certificado de nacionalidade;
  • Vá ao SEF e entregue os documentos para dar entrada no Estatuto de Igualdade de Direitos. O SEF funciona das 9h às 17h:30min;
  • Aguarde as cartas do SEF e da Conservatória de Lisboa chegarem em sua residência. A carta da Conservatória vale como o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres. Com ela em mãos você já pode solicitar seu cartão de cidadão.

Quanto tempo demora para o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres ficar pronto?

Segundo o Portal de Serviços Públicos de Portugal, o Estatuto de Igualdade de Direitos pode ser entregue até 30 dias após o pedido e entrega de toda a documentação. No entanto, pode demorar mais tempo.

Relatos de brasileiros dizem que todo o processo pode demorar de 4 a 6 meses.

Leia dicas importantes sobre como é como morar em Portugal.

Quanto custa solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos?

O pedido do Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres é gratuito. No entanto, após ter o seu, peça o Cartão de Cidadão.

É indispensável levar o título de residência válido, caso já tenha sido atribuído o estatuto.

O cartão de cidadão é válido por quanto tempo?

O cartão de cidadão normalmente tem validade de 5 anos e custa 15€ para pedido normal. Entretanto, recentemente brasileiros têm recebido o cartão de cidadão com a data de validade da sua autorização de residência.

Saiba mais sobre como pedir o cartão do cidadão no Portal do Cidadão.

Vale a pena pedir o Estatuto?

Vale a pena sim. Além do que é dado a cada um, a depender do Estatuto solicitado, moradores brasileiros em Portugal terão algumas facilidades. Com ele, e o cartão de cidadão, é possível uma melhor situação no Sistema Nacional de Saúde, sem a necessidade do PB4, por exemplo.

Além disso, com os direitos políticos em validade no país, será possível votar, conseguir bolsas de estudo em Universidades, redução de impostos e é possível, inclusive, concorrer a cargos públicos.

Com o Estatuto, brasileiros estudantes também conseguem reduzir taxas em algumas universidades, pagando o mesmo valor que alunos portugueses.

Veja como pedir uma bolsa de estudos em Portugal e como funciona.

Quais são as desvantagens?

O Estatuto é válido apenas entre os dois países. Isso quer dizer que, diferente de uma cidadania de algum país europeu, não é possível morar em outro país da União Europeia que não seja Portugal.

No caso de portugueses no Brasil, vale a mesma coisa para países do Mercosul.

Atenção: para ter direitos políticos em Portugal, o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres exige que o cidadão brasileiro more no país português por, pelo menos, três anos. E, no caso de ele exercer direitos políticos em Portugal, terá, consequentemente, esses direitos suspensos no Brasil.

Caso seja de seu interesse, saiba como votar no exterior.

Pode viajar só com o cartão de cidadão?

Não, o cartão do cidadão não vale como documento de viagem. Leve sempre junto a ele o seu título de residência e o passaporte.

Veja uma lista de coisas que só quem vive em Portugal sabe.

É possível perder o Estatuto de Igualdade de Direitos entre Portugal e Brasil?

Sim, é possível. Para brasileiros em Portugal, ele extingue-se pela caducidade ou cancelamento da residência em território português.

E, também, quando o beneficiário perde a nacionalidade brasileira ou é privado de direitos políticos no Brasil.

Depoimento de quem já pediu o Estatuto de Igualdade de Direitos

A Cibele Dias, do site Maracujá Roxo, conta um pouco como foi o processo de pedido do Estatuto de Igualdade. Ela solicitou em 2016 e conta que

“Com este documento em mãos, você já pode concorrer às bolsas de estudo portuguesas, trabalhar (se não tiver um tipo de visto que o limite a isso), ter direito a usufruir do sistema de saúde e tentar a tão SONHADA redução de propinas)”.

Veja o depoimento completo dela no site.

Informação importante

Após o pedido de Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, os portugueses e brasileiros serão submetidos à lei penal do Estado de residência. Por exemplo: um brasileiro que comete um crime em Portugal será julgado em Portugal sob as leis portuguesas.

Deseja morar em Portugal? Então não deixe de conferir o nosso Ebook Como Morar em Portugal, um guia completo com todos os passos que você precisa seguir para morar legalmente no país!

The post Estatuto de Igualdade de Direitos entre Portugal e Brasil appeared first on Euro Dicas.


Estatuto de Igualdade de Direitos entre Portugal e Brasil publicado primeiro em https://www.eurodicas.com.br/